18/12/2022

O que teria sido a retrospectiva 2021 - Um rascunho melhorado

 

(mais um ano de haikyuu como imagem de abertura do post de retrospectiva porque eu mereçoh)

Eu tinha deixado nos rascunhos a retrospectiva de 2021 desde o dia 25 de janeiro, mas a bichinha nunca saiu de lá e resolvi mudar isso... No FIM de 2022.
Pra falar a verdade eu já tinha bem adiantado bastante coisa dela. Já tinha separado artistas do ano, músicas, livros, webcomics, mangás, canais do youtube, enfim só precisava colocar aqui e fazer o resuminho de impressões sobre cada coisa.
Como o que faltava eram as minhas impressões e, a meu ver, esse é que é o tempero do post de restrospectiva, acabou que não priorizei isso e ficou de escanteio.
MAAAAS, hoje num domingo pré-férias, as primeiras que tiro 100% pra descansar desde que voltei do Canadá há 5 anos, resolvi que pra ter uma retrospectiva 2022 precisava pelo menos colocar essa aqui, já que ela não tava zerada.

E daí, cá estamos. 

Tô tentando dar uma melhorada nela, pelo menos colocar um pouquinho de descrição do que me der vontade e aí pronto, publico e fico livre pra fazer a deste ano, que foi extremamente caótico, mas também teve várias coisas legais que acompanhei e quero botar aqui.

Enfim, bora lá.

[ música ]

  1. Trap latino
  2. Música experimental (também conhecido como: trilha sonora de filme de ficção científica e sons para plantas)
  3. Bears in Trees (que teve uma importância crescente em 2022)
  4. Olivia Rodrigo
  5. Yoùn
  6. Rapadura
  7. Flora Matos
  8. rum.gold

músicas soltas que fizeram meu ano

  1. Baby 95 - Liniker
  2. Treat me like a lover - Will Joseph Cook
  3. Fashion - Lady Gaga
  4. Deixa Acontecer - Laura Lavieri (o MELHOR cover dessa música já feito)
  5. Caramelo - Ozuna
  6. Be your shadow e This is not a party - The Wombats (como sempre salvando meus dias)
  7. Dreamland inteirinho - Glass Animals


[ mangás ]

Repeteco

Mangás da Junko, Konya mo nemurenai, meus antigos favoritos e que se mantiveram como tal (Kabe no naka no Tenshi e Kurayami ni Strobe).

E 2021 me deu 5 minutos de parar e questionar se o que eu tinha na minha cabeça como "preferidos" ou "nota 8-9" eram realmente tão bons quando eu lembrava, considerando o tanto de porcaria que eu achava bom em anos anteriores hahah.
Por isso, fui tentando reler vários mangás que tinha gostado no passado. O saldo disso foi que, em geral, os meus preferidos seguem firme e forte, sendo ótimos mesmo e mantendo seu espacinho no meu coração, mãaas muitos mangás que eu achava incríveis como os da Junko na verdade são só medianos mesmo e eu não tinha repertório suficiente de BLs pra exigir mais que aquilo (e na época eu gostava bastante do traço dela e hoje nem tanto, então tem isso também).


A lista oficial dos mangás memoráveis do ano

Destaquei meus preferidos do ano, porque é o máximo que tenho forças pra fazer. Em resumo: li BL a rodo e tive uns achados. Foi bem bom.

  1. Ao Haru Ride (um dos poucos shoujos que parei pra ler... e nem foi tão bom assim)

    Também tentei ler Hiyokoi e Sukitte ii nayo, mas larguei. O segundo inclusive, era um dos meus animes preferidos e acabei descobrindo que achei a premissa da história horrível e fraquinha de doer.

  2. Ao ni Naku
  3. Come to Hand
  4. Joou to Shitateya
  5. Old-fashioned cupcake
  6. Restart wa Tadama no ato de
  7. Yajirobee (retomada e fim desse amor)
  8. Blue! Blue! Blue!
  9. Kitaru Harekake no Asu yo
  10. Sekai de Ichiban Tooi Koi (esse não acabou, mas é incrívellllll)
  11. Umibe no Étranger (esse eu tinha amado o filme, é lindo também)
  12. Ganbare! Nakamura-kun!!
  13. Hello, Green days (esse aqui só porque o menino estuda botânica e eu fiquei com inveja dele em todos os sentidos haha)
  14. Hidamari ga kikoeru
  15. Koi wa Kamen no Uchigawa ni
  16. Tonari no Metaller-san
  17. Megumi to Tsugumi (porque a gente se rende ao Omegaverso)

Menção honrosa de anime do ano


Sk8 The Infinity
E um grande amor chamado: meninos VISIVELMENTE apaixonados e fanservice pra todo lado.


[ comics ]

A partir de 2021 eu li comics pra caralho. Sério, muita muita muuuita coisa mesmo. Me rendi aos apps e em seguida aos sites piratas mesmo, porque foi um novo mundo pra mim. Li um pouco de tudo, grande parte das histórias meio porcaria e clichêzão de isekai mocinha que cai na história sendo um personagem x ou vilã e tem que se virar nos 30 pra sobreviver e o ML se apaixona por ela, toda essa ladainha.

Dentre o muito dos títulos só pra passar o tempo que sequer terminei, também encontrei histórias lindinhas e uns achados que ganharam meu coração. Daí né, vou trazer pelo menos esses, com destaque para os primeiros 6, que considero os melhores e tem a arte 10/10.


  1. Wait Where the Shooting Star Falls (em hiatus há 84 anos)


    Ai, o que dizer desta OBRA PRIMA??????!!!
    Puta merda, se tem uma história que eu posso pegar e mostrar pra QUALQUER UM é esta. A arte é belíssima, os personagens são super complexos, com emoções que fazem a gente ficar angustiado querendo pegar cada um no colo e acarinhar. Nossa sério, genial.
    Não consigo nem verbalizar direito tudo que essa história tem, porque realmente ela é uma montanha de coisas. São camadas e mais camadas de lore que se entrecortam e se misturam, uma riqueza enorme de cenários, mundos, personagens, tudo. 
    É bem difícil colocar em palavras o quão sensacional considero essa comic, então fico por aqui pra não me alongar e ficar com ainda mais saudade de ler, enquanto aguardo o hiatus DE 1 ANO que não tem previsão pra retomada ainda (isso em 2022)

  2. The Other Side of the Mirror


    Esse foi o primeiro manhwa BL que eu religiosamente juntei moedinha pra ler legalmente até o final HAHAHA. A história é bem complexa e chegou uma hora que eu nem sabia mais o que era verdade e o que não era. Minha nossa, uma enorme reviravolta quase sem fim, esse é o melhor resumo.
    Os personagens são super bem construídos e muito muito complexos e cheios de camadas, a história também, é tudo muito de muita coisa. 
    O romance é o de menos, sinceramente. O maior slow burn da história da humanidade, eu diria. Enfim, tem seu lugar no meu coração sendo uma história a se recomendar pra qualquer um que curta ficção histórica e ética, aborda umas questões bem complexas de direito a vida e livre arbítrio, complicated.

  3. Salad Days (eternamente em andamento)


    Eu já comecei e parei de ler esse aqui várias e várias vezes. Na verdade, acho até que comecei a ler uns anos atrás, mas tinha pouca coisa e acabou sumindo, fica indo nessa vida de reler e esperar mais capítulos. 
    O traço é maravilhoso, a história é completamente fora da realidade, mas ninguém tá nem aí pra isso haha. Dois meninos se encontram numa escolinha de balé e boxe. Me lembra muito de Billie Eliot e acho que por isso tenho tanto carinho por essa história.
    É uma história bem comprida, com desenvolvimento não só dos personagens principais mas de histórias paralelas dos secundários, além de ter vários momentos poéticos e muito sensíveis. 
    Mais pro meio-fim em que as coisas começam a se estabilizar e dar certo o foco no romance vai crescendo e é bem gracinha também. É uma leitura que eu refaço com gosto, de fato um achadinho ♥.

  4. Oh, My Assistant!


    Oh, My Assistant foi meu primeiríssimo manhwa BL e tem um lugar especial no meu coração haha. Com uma história bem levinha e sendo até que curtinho, a arte é muito fofa e os personagens são uma graça. 
    É basicamente sobre um quadrinista desleixado e um fã ryco perfeito que vem pra mudar tudo. Não tem nada de muito especial, mas eu adoro uma dinâmica de personalidades gato x cachorro e gosto muito da honestidade do personagem principal, ele é muito fofo. Enfim, água com açúcar bonitinho.

  5. All of You (Engraved on My Heart)


    Lindoooooooooo, lindo lindo lindo aaaa. Foi o primeiro que li do Azha Liang, que como falo no textinho do próximo, acabou por se tornar um dos meus autores e ilustradores favoritos da vida. Além do traço ser lindo a história é muito poética e sensível. O personagem principal é um amor e dói na gente ver as angústias dele. O desenrolar da história é muito bem feito e quando acabou me deu uma crise de abstinência e por isso fui caçar tudo que podia pra preencher o vazio. É bom nesse nível. Inclusive, escrevendo agora me deu vontade de reler hahaha.

  6. Starting with a Lie


    Esse foi dureza, ô história complicada meu deus do céuzinho. Mesmo autor do "Engraved on my heart" o cara é absolutamente o rei da ilustração aquarelada mais linda que eu já vi, sério. Daí claro, né virei fã e fui ler essa outra história achando que ia ser de igual qualidade. Tava certo? Tava, mas não sabia que ia ser com tanto b.o na trama. 
    Tudo bem que pelo título a gente já sabe, né? Velha história de "ai, finge que é meu namorado? Só de brinks k k". Tudo começa aí pra um dos casais e o outro (amo que tem 2) também começa com um monte de fingimento, enfim 100% o meme do livrão vs. livrinho se os personagens tivessem sido honestos haha.
    Maaaas, ainda assim gostei muito de como o autor desenvolveu tudo, a evolução não só das relações mas dos personagens também, além de ser um dos estilos de desenho mais lindos que eu já vi. 100/10 valeu o nervoso.

  7. The Secret Tales of a 30-year-old Gay Bachelor

    Bem fofo, desenvolve a história de forma interessante, a arte é uma graça e eu simplesmente adorei os personagens, como faz um ano que eu li não lembro muuuito dos detalhes, mas foi um dos meus favoritos mesmo, considerando as centenas de histórias que li em 2021, destaque merecido.

  8. Enraptured by Your Radiance

    Lindo lindo lindooooo, meu deus. a arte é belíssima, aprendi umas coisas legais sobre estilos de dança tradicional, é meio sofrido, mas relativamente curtinho então é bom que o nervoso dura pouco haha.

  9. The Flower that Stands Tall (larguei desde então /2022)

    Esse aqui eu achei interessante porque a personagem principal é bemmm legal. Ela é forte, crítica, super inteligente, maravilhosa. E apesar de ser meio trouxa no começo, depois o ML fica 100% simp dela e eu amo um homem que se coloca aos pés do crush sim. A história aparentemente não acaba nunca, daí me deu um pouco de preguiça de continuar, porque eu tava lendo numa tradução pirata muito ruim, mas enfim foi legal.

  10. Master Vilainess the Invincible (larguei desde então /2022)

    Mesma coisa do anterior, a personagem principal é MUITO FODA e essa aqui ainda é linda e super fofa e sensível, a arte é maravilhosa nesse aqui. Esse tem mais intriga e fofoquinha, por ser um lance mais "por dentro do palácio imperial" blá blá. O ML é a coisa mais fofa também e gostei que o foco é muito mais voltado pra trama do que pro romance, inclusive deixado os dois longe um do outro por uma cota. Só parei de ler porque precisava esperar a tradução paralela ao original seguir e daí bateu a preguiça, mas é bem bom.

  11. Dream Lover Strategy Guide
  12. Heartstopper (larguei desde então /2022)
  13. The Violinist and the Nerd (fofo e saudável de mais, a autora é uma graça)
  14. Kiss Tastes Like Summer (fofuxo, em andamento)
  15. The Boy and the Wolf (foda demais, mas publica mensalmente então demora horrores)


[ livros ]

Apenas os destaques. Não consegui ler muito em 2021 pelo que me lembro, mas foi um ano de descobertas importantes de coleções (bell hooks e alternativas sistêmicas) que eu leria em 2022 e também meu início de leituras não-ficcionais

  1. Revolução das Plantas - Stefano Mancuso
  2. Mulheres, Raça e Classe - Angela Davis
  3. Modo de Vida Imperial - Ulrich Brand e Markus Wissen
  4. Livros da bell hooks
  5. E se eu fosse puta - Amara Moira

[ canais ]

  1. Tempero Drag
  2. Tese Onze
  3. Boi Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário