14/01/2022

As listas tão no grau, mami


E vamos de mais uma lista, agora de sonhos.

Mas minha nossa, o que acontece que cada hora surgem mais listas nesse espaço cibernético? Enfim comecei a fazer as lições de casa do Sérgio? 

Claro que nãooooo, estou apenas seguindo meu coraçãozinho e fazendo o que eu quero, como de costume (haha). 

Agora, especificamente, vou fazer uma listinha de sonhos prum curso que comprei por 1 real de organização financeira (sim, o marketeiro aceitou fazer parte da fórmula de lançamento alheia, acontece).

De certa forma, sempre me considerei uma pessoa muito bem planejada e organizada. Passo pelo menos metade do meu dia imaginando cenários hipotéticos, que normalmente se passam na vida que "quero ter" daqui um tempo, então levo em consideração vários aspectos dela e formulo diversas situações que posso vivenciar, pra tentar aprender como melhor lidar com elas desde já.

Para além disso, também tento montar listas mentais de como alcançar o que eu coloco como objetivos/sonhos e quando me sobra tempo e energia, me esforço pra colocar no papel como chegar lá, ou pelo menos fazer o que está ao meu alcance pras coisas darem certo.

Enfim, só contextualizando que me sentia uma pessoa com rumos bem definidos e tal, mas todas as vezes que surgia a pergunta "quais são os seus sonhos" em terapia, eu acabava indo por outro caminho e deixava a pergunta pairando no ar de novo e de novo e de novo.

Não porque não tenha resposta, mas principalmente porque ainda me sinto um pouco perdido sobre até onde posso sonhar, já que pra mim algo irrealizável não merece sequer um pingo do meu tempo. 

Eis que me surge essa pergunta no curso de gestão financeira, com o reforço motivacional de "não importa o quão grande ou pequeno, só escreva e depois a gente vê". E foi com esse discurso que minha chavinha virou. 

Vou escrever tudo que me vier a cabeça, coisas que me parecem alcançáveis e vontades que hoje ainda me soam fantasiosas. Isto tudo, é claro, sob o ponto de vista material. Não vou olhar pra conquistas emocionais hoje. Afinal, é um exercício proposto por um curso que trata de dinheiro.

Bom, vamos lá:

  1. Comprar um apartamento
  2. Pagar as despesas dos gatos e alguém para ajudar a cuidar deles
  3. Ter uma reserva de 15 mil reais, pelo menos, para emergências sempre
  4. colocar aparelho
  5. viver a partir dos 50 anos sem precisar trabalhar
  6. morar pelo menos 5 anos no Canadá, a partir de 2024
  7. Viajar todos os anos, pelo menos 5 vezes (dentro e/ou fora do país em que eu morar)
  8. Ganhar um salário de pelo menos 8 mil em até 2 anos
  9. Comprar apenas alimentos orgânicos 
  10. Juntar 100 mil reais para ir pro Canadá
  11. Morar de forma independente 

Acho que é isso, de sonhos que envolvem dinheiro. Em geral, cada coisa se desdobra em outros objetivos emocionais, mas tratar deles não me importa tanto agora, já que claramente tenho muita coisa pra resolver e planos pra traçar.

Ai ai, sonhar custa caro haha.

P.s.: procurando uma imagem pro início do post e definindo que a vilãzinha das meninas super poderosas era a melhor opção, parei pra pensar se isso não era um indicativo de que eu estaria sendo uma pessoa totalmente hipócrita, pensando nos sonhos listados x as bandeiras que levanto. 
No fim, entendi que, nesse caso, as coisas não se anulam nem se contradizem, porque nenhum dos pontos listados exige que eu realize esses sonhos as custas das minhas verdades. Não a toa eu pesquiso sobre o impacto ambiental de cripto moedas, as empresas por trás de investimentos possíveis e entendo que, grande parte de uma existência "realizada", pra mim, envolve fazer diversas escolhas na esfera individual que estejam alinhadas com os meus valores.
É isso. Não tem problema querer coisas que exigem dinheiro quando, infelizmente, muito se conquista graças a ele nessa sociedade capitalista. Isso não muda o fato de que é possível de forma concomitante buscar alterar essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário